No final do verão e início de outono ocorre uma queda na temperatura, o que traz um tempo mais seco e frio, mais chances de precipitação e menos de condições de condução ideal. Colocar em prática a direção defensiva nesses ataques de mau tempo, deixando o seu carro preparado, mantém o veículo em boa forma e lhe poupar tempo e dinheiro, evitando a necessidade de assistência de emergência na estrada.
Freios – O sistema de freio é, sem dúvida, o elemento de segurança mais importante em seu veículo. Quando o freio está funcionando corretamente, ajuda a manter o controle de seu carro. Naturalmente, os freios podem se desgastar com o passar do tempo. Quando isso ocorre, surge um barulho no pedal do freio quando ele é pressionado e a necessidade repetitiva de adicionar fluido de freio no cilindro mestre. Indicando que está na hora de trocar as pastilhas.
Baterias – O calor do verão pode diminuir o tempo de vida da sua bateria. Por isso, trocá-la no outono pode ser muito mais vantajoso do que ter uma falha durante o inverno. Vá a uma oficina e solicite a verificação da carga da sua bateria.
Cintos – Você pode ficar encalhado, se o seu cinto de segurança não funcionar perfeitamente, ou se soltar com facilidade. Verifique se há rachaduras ou desgaste nos cintos. Também procure por falhas em todas as entradas.
Limpador do para-brisa – Se gastas, as lâminas do para-brisa não limpam corretamente os vidros, e podem prejudicar sua visão nas manhãs de chuva ou neblina. Evite ter a visibilidade limitada na estrada, substituindo-as nas mudanças meteorológicas.