Os cuidados essenciais para proteger sua motocicleta

Alguns cuidados podem garantir proteção e maior vida útil para a sua motocicleta, além de trazer benefícios que podem refletir até mesmo em economia. Já alguns hábitos erados podem danificar sua moto e trazer prejuízos financeiros. Listamos algumas dicas retiradas do portal de notícias G1 para você manter a moto impecável e diminuir os custos de consumo e manutenção. Veja:

Troca de óleo

Para as motos, trocar o óleo pode não ser o suficiente. Motores de motocicletas, em geral, são mais exigidos que os de automóvel, principalmente os motores refrigerados a ar, onde o óleo tem a função de lubrificar e refrigerar o motor. Por isso, habituar-se a verificar se a quantidade está correta pela varetinha (ou pelo mais prático visor, que há em alguns modelos) deve ser um ritual frequente.

Mão na embreagem

Habitue-se a colocar o câmbio em ponto morto, pois quanto menos usada for a embreagem, mais ela vai durar.Outra coisa que pode estragar a embreagem é usá-la para dar a famosa “queimada” para fazer a rotação do motor subir levemente, o que pode até ser necessário em algumas situações.  O mais indicado é usar a embreagem o mínimo e aprender a dosar o acelerador de modo correto.

Pneus murchos

Os pneus murchos: furam mais facilmente e, dependendo do buraco em que a moto passar, a carcaça pode ficar comprometida e se romper. Outro dano que pneus com pressão abaixo da indicada acarretam diz respeito às rodas, que ficam mais vulneráveis a amassados ou quebras. Em pneus sem câmara a roda tem papel crítico, pois, se entortar e/ou amassar, facilitará a perda do ar. Assim, sempre que for sair com a moto, verifique os pneus e respeite a calibragem recomendada pelo fabricante.

Desligar o motor na descida

Para economizar combustível, muitos motociclistas desligam o motor e percorrem longos trechos em descida. Isso é errado e pode trazer danos à moto, pois nesses casos  o motor para de funcionar, mas a transmissão, não. Assim, as engrenagens internas do câmbio continuam trabalhando, acionadas pela corrente, e a lubrificação interna nessa condição não conta com a necessária pressão da bomba de óleo.

Rotação baixa ou alta demais

Forçar o motor não é apenas “esticar as marchas”, usando-o em altas rotações por longos períodos. Esse hábito é tão prejudicial quanto rodar em rotações muito baixas. O ideal é nunca abusar dos extremos.

Lavagem com jato de água

Cuidado com as máquinas que lançam jato de água com pressão. O segredo, ao lavar a moto usando as “waps” é não exagerar na proximidade do jato e evitar mirar em um só lugar por muito tempo para não causar danos à moto.